top of page

PESSOAS MULTIPOTENCIAIS OU POLÍMATAS

   Se sente incomado(a), angustiado(a) ou até mesmo depressivo(a) independente de sua idade, por não saber o que escolher definitivo como profissão ou fonte de renda, por gostar de fazer muitas atividades diferentes?

   Ou então se sente surprezo(a) com tantas opções que ao longo de sua vida apareceram e você desprezou? Ou ao contrário, você mesmo criou?

    Passaram oportunidades e você não se intereçou? E oportunidades você criou e mesmo assim não definiu o que priorizar?

Acredite, alguém daria um "rim" para ser assim! São habilidades que bem direcionados podem trazer muito pra você!

 

 

 

    Há bastante tempo, a psicologia já permeia o assunto. A ideia de multipotencialidade se tornou mais conhecida recentemente por conta de Emilie Wapnick, que trazendo um bom resumo do conceito em sua palestra no TED. Lik: https://www.youtube.com/watch?v=4sZdcB6bjI8&t=1s. Essas pessoas são também conhecidas como "multipotenciais", "polímatas" ou "scanners".

Características:

    1.       Curiosidade diversa: Têm interesse em aprender sobre muitos tópicos diferentes.

    2.       Habilidades variadas: Desenvolvem habilidades em várias áreas, muitas vezes de forma autodidata.

    3.       Entusiasmo por novos projetos, inclusive diferentes ao mesmo tempo.

    4.       Dificuldade em escolher uma carreira: Podem ter dificuldade em escolher uma única carreira ou área de atuação devido ao amplo leque de interesses.

    5.       Facilidade em conectar ideias: São boas em fazer conexões entre disciplinas aparentemente não relacionadas, o que pode levar a soluções criativas e inovadoras.

 

      Por que também, o uso da palavra "scanners" para definir pessoas multipotenciais?

       A palavra "scanners" é usada para definir pessoas multipotenciais devido ao conceito popularizado pela autora Barbara Sher no livro Refuse to Choose! (em português, Não Sei Escolher!). "Scanners" são movidos por uma curiosidade inata e um desejo intenso de explorar. Eles se sentem atraídos por novos conhecimentos e experiências.

         1 : Assim como um scanner digitaliza documentos ao captar diferentes partes de uma imagem ou texto, pessoas multipotenciais “digitalizam” o mundo ao seu redor ao explorar diversas áreas de interesse. Elas não se limitam a um único foco, mas, sim, passam rapidamente de um tópico a outro, buscando conhecimento em várias frentes.

        2. Curiosidade Inata.

       Naturalmente condições financeiras, geográficas, religiosas, política financeira de um país, culturais de família e até mesmo "acidentais" (como filmes, novelas, influencers, amigos, parentes e tantos outros) podem dispertar uma pessoa a se tornar um Multipotencial, característica nata ou adquirida. Mas a grande maioria não é assim, não tem estas qualidades adaptativas e

se instagnaram num ponto "confortavel", por serem especialistas - de limpar as ruas à medicos, advogados etc. - deixando claro que o objetivo aqui não é diminuir nenhum tipo de profissão, pois todas são úteis à sociedade e respeitados como trabalhadores e profissionas.

        Não estamos falando de pessoas "generalistas", mas de pessoas que por decisão consciente, tornam-se sim, especialistas em diversas áreas, deixando de ser Multipotenciais para Polímatas. Ser generalistas é importante para todos, saber fritar ovos, dirigir um carro, saber nadar, cuidar do seu jardim, são atividades cotidianas, como nos antigos estudos incluidos nos quadros escolares como "conhecimentos gerais". O Polímata é muito mais que isso!

         Alguns exemplos clássicos na história de Polímatas;

  • Leonardo da Vinci: Cientista, artista, engenheiro e inventor, Leonardo é um dos exemplos mais icônicos de multipotencialidade.

  • Benjamin Franklin: Autor, cientista, inventor, político e diplomata, Franklin teve sucesso em uma vasta gama de áreas.

  • Maya Angelou: Poetisa, autora, atriz, dançarina e ativista, Angelou demonstrou talento e paixão em diversas disciplinas.

bottom of page